Projeto e Fabricação de Moldes para Rotomoldagem
Se você pretende desenvolver um produto plástico com alta durabilidade e alta resistência, o processo de fabricação usando rotomoldagem apresenta-se como bastante interessante e viável do ponto de vista técnico e financeiro.
Para isso você vai precisar de um molde para rotomoldagem plástica, cujo projeto e fabricação requer know-how e tecnologia específicos.
Mas fique tranquilo. A DVplast é especialista na fabricação de produtos e peças plásticas rotomoldadas e reúne, por meio de parcerias estratégicas, todas as competências para desenvolver o projeto de seu projeto para rotomoldagem.
Você Possui Apenas uma Ideia
Você Já Possuí uma Peça ou Desenho
As etapas no desenvolvimento do molde
Conheça os processos que envolvem desde a concepção da peça até o produto finalizado
Moldes de alumínio
Caso o molde seja em alumínio, existe a necessidade de fazermos a modelagem da peça, ou seja, de confeccionarmos um modelo em resina, madeira, EPS ou PU, o qual servirá de base para o modelo de fundição.
Esse ponto é importante, pois é necessário um controle extremamente rigoroso na questão da espessura desse modelo de fundição. Isto pois durante o resfriamento, dentro da cavidade, o material plástico se contrai, (a contração é volumétrica, ou seja, em todas dimensões) e a moldagem final do produto fica menor que o original do molde.
Logo, devemos prever a adição de uma porcentagem a mais sobre as medidas do produto citadas no desenho de produto.
O próximo passo consiste em fundir o molde para rotomoldagem. Esse ponto também é fundamental, pois a peça precisa ter ausência total de porosidades, o que lhe garante uma condutibilidade térmica plena, além de fidelidade nas formas e durabilidade aos produtos rotomoldados que serão feitos usando-se esses moldes.
Posteriormente será feita uma inspeção no alumínio fundido para se iniciar o polimento das superfícies internas, além da usinagem das faces de fechamento e eventual acabamento texturizado.
Por fim, é confeccionado o porta-molde, o qual receberá uma estrutura de tubos de aço carbono provida de molas e grampos para fechamento rápido, garantindo rigidez, durabilidade e facilidade de uso do molde em alumínio.
Molde de Aço Carbono (chapa)
Após o envio de seu pedido, validamos as condições nele especificadas, e procedemos a sua fabricação, o que envolve: a compra e gestão do estoque de matéria-prima; o planejamento da produção; a definição das condições para expedição.
Caso o material do molde seja em aço carbono, as chapas serão cortadas a laser, dobradas e soldadas de acordo com o desenho técnico e o projeto 3D desenvolvidos anteriormente. Adicionalmente, o molde pode ser polido caso deseje-se uma peça brilhante.
Try-out do Molde
Após a fabricação do molde, executa-se o seu try-out, ou seja, a realização de algumas provas. Essa etapa é de fundamental importância, pois permitirá a definição dos parâmetros a serem utilizado na fabricação, tais como quantidade de matéria-prima e tempo de fabricação entre outros e por isso deve ser executada em uma máquina que tenha as mesmas características da que ser[a usada no processo produtivo.
Porque Desenvolver um Molde para seu Produto usando Rotomoldagem?
A rotomoldagem é um processo industrial de transformação de plásticos que possibilita a fabricação de peças ou produtos seriados pela rotação de um molde dentro de uma máquina.
Por meio do processo de rotomoldagem é possível fabricar peças plásticas, tais como cubas e caixas plásticas, com as seguintes características:
- alta durabilidade, resistência a choques, resistência química e que resistem a temperaturas mais quentes e mais frias do que as peças feitas por meio de outros processos de transformação de termoplásticos;
- simples ou com alto nível de complexidade;
- completamente herméticas ou ocas;
- pequenas ou de grandes dimensões.